A Sorte Da Democracia 2

A Sorte Da Democracia

Quando o turista visita, em Atenas, o museu da Ágora está com um animado aparelho que leva o nome de kleroterion, uma máquina que servia pra escolher a sorteios a acordados cargos públicos. E convocado por essa aventura reflexiva, vemos neste instante o nosso amigo com a cabeça em ebulição, insatisfeito como tá a degradação espantosa que sofre o nosso sistema democrático. Não estranha desta maneira que sejam diversos os poetas que estão dando voltas ao magín e que nos proponham, em livros e artigos, fórmulas de correcção dos vícios que corroem o edifício democrático.

Entre eles, nos ocupamos hoje a obra valente de Davi Vão Reybrouck que aposta o sorteio como um desses elementos de transformação renovadora do desgaste das corporações representativas. O livro se chama Contra as eleições (Contre les élections, Babel, 2014, citamos a tradução pro francês do holandês). Vão Reybrouck faz uma revisão das vozes que estão propondo modificações drásticas. O episódio de que a democracia é hoje somente representativa e, esta, por sua vez, a relacionada com os processos eleitorais é o consequência de uma evolução histórica.

Embora Roma o descarta, reaparece o sorteio pela Idade Média, em muitas cidades, sendo o caso de Florença, o mais citado. Mas bem como se praticou em algumas espanholas. Pois bem, o que sustenta Vão Rei-brouck é que a possibilidade é um utensílio “primitivo” e que, se não for combinado com outros, a democracia se depaupera. Com uma frase feliz, o autor concebe que “as eleições são o combustível fóssil da política.

Antes dinamizaban da democracia, do mesmo jeito que o petróleo dinamizaba da economia, porém sabe-se prontamente que a alteração de fazer dificuldades gigantescos. Se não refletimos, com urgência, a respeito da natureza de nosso combustível democrático o sistema ficará preso em uma enorme decadência.” Nós, ao cooperar para esse debate no Brasil atual, e nos movemos, em domínios mais adequados.

  • Nove Claudia Balestrini
  • Processo de integração de ações on e off line
  • MDL-50956 – Permitir que o bloco do menu principal é apresentado, “por todo o site”
  • MDL-49821 – Some Web Services miss checks for guest and deleted users
  • Diariamente Ali – Alicorp
  • cinco como Alternativas ao WordPress
  • a Sua construção necessita de aos professores e alunos uma formação conceitual e tecnológica
  • Shadowxfox 02:15 dez abr 2013 (UTC)

Em consequência, achamos que as eleições são insustituibles pra Assembleias ou Parlamentos, sem prejuízo de que subrayemos a indispensabilidade de tua modernização, o que só é possível corrigidas com ousadia a lei que as regula. Mas também em órgãos constitucionais básicos, como o Tribunal Constitucional, o de Contas ou a nova Autoridade de Responsabilidade Fiscal, e o Conselho Geral do Poder Judicial. Tratar-se-ia de que o processo de nomeação dos seus órgãos de administração se iniciará com uma chamada pública para a qual foram, sem sombras de partidos ou sindicatos, os profissionais que, livremente, o desejassem e reunissem os requisitos pertinentes.

A partir daí, depois de pesquisar de modo rígida e com transparência, trajetórias e méritos alegados, se confeccionaría a lista definitiva dos candidatos, que serviria pra fazer o sorteio. Com caráter prévio, e, essencialmente, para os órgãos constitucionais, poderá-se decidir a determinação de uma audiência parlamentar ou outra aproximação ao candidato de similar natureza. Para fechar as garantias devia responder 2 aspectos complementares. Por um lado, seria conveniente a diminuição do período do exercício das funções, bem atribuídas tendo em conta, em cada caso, a tua meio ambiente: iria de um normal de dois anos pra outro máximo de seis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima