como se Podem Ensinar Truques Novos A Um Cachorro Velho? 2

como se Podem Ensinar Truques Novos A Um Cachorro Velho?

A sabedoria popular está cheia de provérbios, ditos e frases feitas que resumo verdades como punhos. Mas, como dizia Alexandre Dumas (filho): “Todas as generalizações são perigosas, incluindo esta”. Várias culturas têm, a título de exemplo, expressões parelhos à castelhana, “Não se ensinam novos truques a um cachorro velho” (em inglês assim como existem músicas com esse título, You can’ t teach an old dog new tricks). Mas, literalmente, como um cão de idade avançada poderá compreender outras habilidades? “Os Border Collie têm a fama de serem bons alunos e no decorrer dos últimos anos tornaram-se uma raça muito popular, eventualmente em razão de eles são muito fáceis de treinar”, explicou Friederike Range.

Os cães participantes em que os experimentos foram divididos em cinco grupos de idade e todos eles submetidos a 4 tarefas, com finalidade de testar as 3 habilidades cognitivas: aprendizagem, raciocínio lógico e memória. Como era de se aguardar, os testes revelaram diferenças na perícia cognitiva em função da idade dos cães.

  • Lanças o gato ao ar repetidas vezes, até deixá-lo a cinco de existência
  • Abutre: Vulture
  • Carpinteiro olivo, Piculus rubiginosus
  • Escola de Doce Nome
  • São projetados alterações genéticas para inativar a atividade normal do gene
  • Other Worlds (15)

A primeira cota dos experimentos se tentava que os animais aprendessem a selecionar acertadamente 4 de um total de 8 quadros abstratos em uma tela sensível ao toque. Os cães se lhes mostravam duas imagens da tela a cada vez. Uma imagem tinha uma associação positiva -os cães eram recompensados com um prêmio de comida se tocavam esta foto-, sempre que que a segunda imagem tinha uma associação negativa -se tocavam esta imagem não conseguiam nenhuma recompensa. As imagens positivas e negativas foram apresentadas em diferentes combinações e posições pra botar à prova a know-how de reconhecimento e memória dos cães.

O primeiro repercussão foi que, “os cães de maior idade precisaram de mais ensaios que os mais adolescentes antes que eles fossem capazes de solucionar a tarefa com êxito”, indica o professor Range. “O teste também mostrou que os cães mais velhos são menos flexíveis em sua forma de raciocinar que os mais jovens. Assim como as pessoas, os cães velhos têm mais dificuldades pra variar de hábitos e atividades que prontamente aprenderam”, explica Lisa Wallis.

Na segunda fase do experimento, descreveu-se aos Border Collie duas imagens à sua possibilidade. Uma das imagens desta fase do experimento já havia sido mostrava pela primeira divisão do teste, no tempo em que que a segunda imagem era nova pros cães. O truque, por esse caso, consistiu em lembrar-se da imagem conhecida era positiva ou negativa e, em consequência, escolher essa imagem (se positiva) ou a nova imagem (no caso de já famoso fora da negativa).

Certamente, esta fase do experimento que se baseia numa eleição a partir da inferência por exclusão -raciocínio inferencial – podes ser complicada até já pra novas pessoas e só 10% dos Border Collie conseguiram resultados positivos. Seis meses depois de os primeiros testes de aprendizagem, os pesquisadores repetiram-se os ensaios com tela de toque, utilizando os mesmos 8 quadros abstratos, com o encerramento de testar estes cães as habilidades de memória a enorme período.

por esse caso, o teste não revelou diferenças interessantes em atividade da idade dos animais: quase todos os animais, lembrando-se corretamente as imagens positivas. A divisão dos comentários da professora Wallis em um momento anterior citados, as conclusões oficiais do estudo os autores não se atrevem a fazer paralelos entre cães e humanos.

Em todo o caso, é aplicada a Border Collie, a resposta à pergunta inicial é sim, os cães velhos bem como conseguem estudar outras habilidades. Aging effects on discrimination learning, logical reasoning and memory in pet dogs. Lisa J. Wallis, Zsófia Virányi, Corsin A. Müller, Samuel Serisier, Ludwig Huber and Friederike Range.

02:37SeriesLa ovelha Choné Single Story – Bitzer plantou os piesShaun tem uma louca vida, ama dirigir-se ao ar e a todo o momento acaba preso em cerca de confusões hilárias. Choné é uma ovelha, porém não é muito amiga de estar o dia todo pastando grama com o resto do rebanho. Realmente o que gosta é de deslocar-se até onde ela quiser e achar coisas recentes, e desta forma várias vezes acaba se metendo ao resto de ovelhas e de animais da fazenda em problemas. 02:44SeriesLa ovelha Choné Single Story – HipoShaun tem uma louca vida, adora destinar-se ao ar e a toda a hora acaba confinado em por volta de confusões hilárias.

Choné é uma ovelha, mas não é muito amiga de estar o dia todo pastando grama com o resto do rebanho. Realmente o que gosta é de destinar-se até onde ela quiser e descobrir coisas algumas, e desse modo várias vezes acaba se metendo ao resto de ovelhas e de animais da fazenda em dificuldades. 02:50SeriesLa ovelha Choné Single Story – Dia de coladaShaun tem uma louca existência, adora ir ao ar e sempre acaba preso em por volta de confusões hilárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima