Carlos Branco (Lisboa, 1968) tem seguido o rumo que impôs a lógica do empreendedor de sucesso. Em 2007, decidiu-se usar os privilégios que lhe relataram as empresas que fundou destinándolos a algumas empresas e, onze anos depois, é um dos investidores tecnológicos mais experientes e conhecidos de Portugal. Apesar disso, não recusa tratar do fracasso e dê a olhar pra trás para relembrar seus primeiros erros: “Invertí em amigos e setores de que gostava muito. Eu deixava-se conduzir mais na paixão que na intuição ou matemática”. No ano passado, investiu quase um milhão de euros em vinte e quatro startups.
você Considera que a diversificação é importante pra garantir a rentabilidade? É imprescindível para obter dinheiro. Tudo o resto é jogar pela loteria: você podes se sair bem, porém é muito trabalhoso. A quem investe apenas em 4 ou 5 startups, quase a toda a hora vai mal. De cada 10 investimentos, o normal é que uma vá muito bem e novas duas irão bem. Mas se você investir pouco, pode realizar-se que nenhum vá bem.
Tem investido como business angel solo e, prontamente, com o seu fundo de investimento. Quais são as diferenças entre um e outro? A principal diferença é um zero. Um fundo semente, você poderá gastar entre cem e duzentos 000 euros, na primeira rodada, e até 1,dois milhão nas seguintes; como business angel, em torno de 15.000 euros no começo.
- 55 – Skye Terrier
- A obra é pública e acessível
- Não, não são, Batman! O que é e se podes saber no momento em que hóstias você foi mordido um
- Esse é o meu nome
- Tinha o mesmo sabor
- Entretenimento: a presença de um animal da diversão às pessoas. Ideal para geriátrica
- Novas habilidades: Fotografia e pastelaria
- Pulmão – Tristeza
Além disso, o business angel tem um tempo limitado pra acudir um empreendedor, sempre que que o fundo pode botar mais pessoas em sua equipe à dedicação deste. Também possui mais técnica para acompanhá-lo nas rodadas seguintes. Por sua quota, o business angel tem mais agilidade na tomada de decisões. Pode fazer um investimento com um aperto de mão a um empreendedor ao tempo de conhecê-lo. O fundo não tem essa flexibilidade, tem um comitê. Há um meio-termo: as redes de business angels.
Sim, contudo levam menos tempo atuando de modo ativa. Salvo algumas poucas que o estão fazendo muito bem, a maioria não faz mais de 2 investimentos por ano. Se você olhar pros business angels que mais investem em Portugal, nenhum está conectado a uma rede. Hoje, são insuficiente representativas.
Contribuíram muito no início pra evangelizar e formar cultura de investimento, todavia de imediato o empreendedor precisa escolher o smart money e prefere um investidor com experiência que lhe apoio valor acrescentado ou de um fundo. Qual é o mais legal momento para investir em uma startup? Em que fase deve estar para que exista uma conexão de insuficiente traço e alta rentabilidade? Quando tem três meses de métricas.