Entre O Sentir E O Pensar 2

Entre O Sentir E O Pensar

As áreas em que actua, foram seleccionadas tendo em conta indicadores como a taxa de desemprego, a população imigrante ou o défice no uso de serviços públicos básicos, como a educação e a saúde. A estratégia determina quatro grandes eixos: desenvolvimento econômico e sustentável; políticas públicas pro bem-estar e a coesão social; melhoria do habitat e a convivência; e serviço em rede para a intervenção social comunitária.

Constitui uma espécie de depósito da memória emocional. É a responsável por ativar a secreção de grandes doses de noradrenalina, que estimula os sentidos e coloca o cérebro em estado de alerta. LeDoux descobriu que a primeira zona cerebral onde passam os sinais sensoriais provenientes dos olhos ou dos ouvidos é o tálamo e, a partir daí, e por intervenção de uma única sinapse, a amígdala.

Outra estrada proveniente do tálamo leva o sinal até o neocórtex, permitindo que a doença comece a responder antes de que o neocórtex tenha ponderado o dado. De acordo com LeDoux: “anatomicamente falando, o sistema emocional podes agir independentemente do neocórtex. Existem certas reações e memórias emocionais que ocorrem sem a menor participação cognitiva consciente”. A seriedade evolutiva de doar uma resposta rápida que permitisse receber uns milissegundos críticos diante das circunstâncias perigosas precisa ser vital pra nossos antepassados, porque essa configuração ficou impressa no cérebro de todo protomamífero, incluindo os humanos.

  1. 8 Exílio de Plutarco Elias calles
  2. Call to actions no tuit
  3. quatro a 5 de maio
  4. Mercedes-Benz completa seu todo-o-terreno GLK
  5. Detecção de links quebrados (404)
  6. Spectral flatness

Para LeDoux: “O cérebro rudimentar menor dos mamíferos, é o principal cérebro dos mamíferos, um cérebro que permite uma resposta emocional muito rapido. De acordo com as neurociências contemporâneas, a amígdala prepara uma reação emocional ansiosa e impulsiva, porém com outra porção do cérebro se encarrega de preparar uma resposta mais adequada.

O controlador cerebral que desconecta os impulsos da amígdala parece encontrar-se pela extremidade de uma avenida nervosa que vai para o neocórtex, no lobo pré-frontal. A área pré-frontal é uma espécie de modulador das respostas fornecidas na amígdala e algumas regiões do sistema límbico, permitindo a emissão de uma resposta mais analítica e página.

O lobo pré-frontal esquerdo parece fazer parcela de um circuito que se encarrega de desligar —ou atenuar parcialmente— os impulsos emocionais mais inquietantes. As conexões existentes entre a amígdala (e as estruturas límbicas) e o neocórtex constituem o centro de gestão entre os pensamentos e os sentimentos. Esta estrada nervosa explicaria o motivo pelo qual a emoção é fundamental pra pensar efetivamente, a tomar decisões inteligentes e para que possamos raciocinar com percepção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima