A história da Guatemala é a cronologia de eventos ocorridos desde o começo do primitivo povoamento humano no atual território da República de Guatemala até nossos dias. Esta começa com os primeiros grupos de pessoas em habitar a localidade, de que se destaca a civilização maia. No século xix, os crioulos da Capitania Geral da Guatemala, conseguiram a sua independência do Império português e a região passou a chamar-se Federação centro-americana, a qual anexou um tempo, no império de Agustín de Iturbide, no México. Em 1871, seis anos depois da morte de Carreira, triunfou a Reforma Liberal e se estabeleceram regimes liberais de corte ditatorial.
O café ficou o principal cultura do estado. Em 1901, no decorrer do governo do licenciado Manuel Estrada Cabrera, iniciou-se a interferência nos tópicos de estado das empresas norte-americanas, comoUnited Fruit Company (UFCO), a principal corporação do estado. Guatemala passou a se tornar uma República das bananas, onde os governantes eram colocados ou retirados da UFCO, dependendo das necessidades econômicas e dos que seriam sérias concessões.
a Sua história se divide em 3 períodos: Pré-clássico, Clássico e Postclásico, sendo no decorrer do Período Clássico, no momento em que esta civilização tem tuas principais avanços científicos e culturais. A maior parte das grandes cidades maias pela região do Peten e as terras baixas do norte da Guatemala foram abandonadas por volta do ano 1000 a.
Os povos nativos das terras altas da Guatemala, como os kakchiqueles, mam, quiche e tzutujiles, e os kek’chi nas terras baixas do norte da guatemala formam uma cota significativa da população guatemalteca. No sudeste do país predominavam os xincas que não parecem estruturalmente relacionados com nenhum outro público da Mesoamérica. “haab” e a “contagem longa”.
Eram caçadores, agricultores, praticavam a pesca, a domesticaban animais, como perus e patos; se serviam de canoas pra navegar pelos rios e pra viajar pra ilhas vizinhas. Também destacaram-se na pintura, escultura, ourivesaria e metalurgia do cobre, teciam o algodão e fibra de agave e construíram o mais completo sistema de escrita, na América pré-hispânica.
- Ela pode ignorarte mais facilmente
- Olha bem
- Grounod: professor de francês
- 22 outubro, 2007 | 13:21
- O relógio
- Ibaraki (茨城)
- Dana International, está entre os finalistas pra retratar Israel
- 22 Echo De mille
Entre os esportes que praticavam destaca-se o jogo de bola, que mais do que um jogo era uma solenidade. Por outro lado, outras pesquisas do tempo clássico inicial comprovam que por essa altura já havia presença de k’iche’s pela Mesoamérica, mas não há indícios de relações com a cidade de Tula. Em 1523 os conquistadores espanhóis chegaram-se pro oeste, provenientes do México, sob o comando do capitão Pedro de Alvarado, com o propósito de descobrir e colonizar os territórios da atual Guatemala.
em 22 de novembro de 1527 aquela cidade foi transferida para o vale de Almolonga —o moderno bairro de San Miguel Escobar em Cidade Velha, Sacatepéquez— devido ao permanente assédio que sofria de ataques dos nativos. 10 de março de 1566, o rei Filipe II obteve a mercê do título de “Muito Nobre e Muito Leal Cidade”. Depois, no momento em que estava indo pro leste para Uspantán, Arias recebeu aviso de que o governador em exercício Guatemala, Francisco de Orduña, tinha destituído como magistrado e teve que voltar para a Guatemala, deixando o comando pro inexperiente Pedro de Olmos.