Joana, A Beltraneja 2

Joana, A Beltraneja

Castela e de Leão e rainha consorte de Portugal. Em 9 de maio de 1462, poucos meses após teu nascimento, Joana foi jurada pela corte de Madrid como princesa de Astúrias e herdeira do reino. Cerca de dois anos de idade contaria a princesa ao longo do auge das revoltas nobiliárquicas contra Henrique IV, que acusaram de ilegítima a princesa e tomaram partido pelo irmão do rei, o infante Afonso. O monarca tentou solucionar a revolta de nobres, concordando com o casamento de d. Afonso com a sua filha Joana; por isso, em 1464, Afonso foi proclamado herdeiro e subcessor do reino.

O mesmo Henrique IV, que propôs ao rei Afonso V de Portugal, insuficiente antes, o hiperlink de Joana, com o infante d. João, filho do português. Casou-se, em seguida, em segredo Isabel com o infante d. Fernando de Aragão, em 1469, fragmentando o disposto no tratado com o seu irmão Henrique IV. A pedido de João Pacheco e os embaixadores de França, revogou Henrique IV o tratado de Touros de Guisando, depois de jurar, juntamente com sua esposa, a infanta d. Joana era sua filha legítima. Cortes, se desposou a princesa com o conde de Boulogne, representante do duque de França.

O cardeal arcebispo de Albi, um dos embaixadores do rei Luís XI, foi naquele dia, o encarregado de tomar juramento aos reis e analisar os noivado. O testamento do rei desapareceu e os partidários de Isabel disseram que o rei havia morrido sem testar. Porém, de acordo com Lorenzo Galíndez de Carvajal, um clérigo de Madrid custodió o documento e fugiu com ele pra Portugal.

No encerramento de sua vida, a rainha Isabel teve notícia do paradeiro do testamento, e determinou que lho trouxessem. Morto Henrique IV o Impotente, quase toda a nobreza apoiou a causa de Isabel, em algumas frases, a aliança das coroas de Castela e Aragão; todavia outras famílias muito poderosas de Castela abraçaram o jogo de Joana.

  • 1 folha de papel verde
  • 2 Porfirio Cava, “O Serrano”
  • Exterior: onde o verão ocorre devido ao aspecto físico
  • onze Maximiliano Ponte
  • vai Me admirar
  • Homenagem em Prêmios Ouve por sua longa e bem sucedida trajetória artística

Joana havia sido conhecida como rainha por Diego Lopez Pacheco e portocarrero e, marquês de Villena, de extenso influência nos territórios do sul de Castela a Nova por causa de seus abundantes estados, que se estendiam desde Toledo em Múrcia. O mesmo fez o duque de Arévalo, que gostava de memorável crédito na Extremadura, e no mesmo lado aderiram o marquês de Cádiz, o mestre de Calatrava, um irmão desse, e o arcebispo de Toledo, Alfonso Carrillo. Roma, solicitando a dispensa do parentesco que entre eles mediaba.

Logo se proclamou os desposados reis de Castela, e foram expedidas cartas pra cidades, exibindo-se o certo de Joana e reivindicando a fidelidade destes. Joana, nessas cartas, expedidas pelo secretário Juan González, afirma que Henrique IV, em teu leito mortal considerou solenemente que ela era tua única filha e herdeira.

Joana tentou impedir a guerra civil, propondo que o voto nacional resolvesse a questão do melhor direito. De nada serviram esses bons desejos. Fernando e Isabel fizeram preparativos pra recusar à força pro português. Este cometeu a estupidez de permanecer inactivo em Plasencia, Espanha, dando a seus contrários tempo pra reunir no mês de julho, 4000 homens de armas, 8000 cavaleiros e trinta 000 trabalhadores.

Romperam as hostilidades em muitos pontos da península. D. afonso V, saindo de Arévalo, apoderou-se de Toro e Zamora. Fernando se apresentou diante de Touro com as milícias de Ávila e Segóvia, no entanto logo havia de tomar a retirada, que foi desordenada e desastrosa. Em Touro Joana tinha a sua corte com amplo magnificência, e, no narrar de seus parciais, ampliar-se grandes qualidades de rainha, mas só tinha então treze anos. Fiel a este da cidade de Burgos, foi preciso, todavia, que Fernando sitiara o castelo da mesma guardado por Íñigo de Zúñiga, partidário de Joana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima