Ladislau I Da Hungria 2

Ladislau I Da Hungria

Ladislau I (em latim, Ladislaus I; em húngaro, I. László; em croata, Ladislav I.; c. Hungria desde 1077 e a Croácia, a partir de 1091 até a sua morte. Era o segundo filho do rei Bela I da Hungria. Depois da morte nesse último, em 1063, Ladislau e teu irmão mais velho Geza reconheceram teu primo Salomão como o legal rei em troca de ganhar o ducado de teu pai, que cobria um terço do reino. Geza e Ladislau colaboraram com Salomão, durante uma década. Uma lenda popular de Ladislau, que narra tua disputa com um “cumano” (um saqueador nômade árabe), que havia sequestrado uma criança húngara está ligada com esse tempo histórico.

A relação de Geza e Ladislau com Salomão se deteriorou no início de 1070, e se rebelaram contra ele. Geza foi proclamado rei em 1074, no entanto Salomão manteve o controle das regiões ocidentais do reino. No decorrer do reinado de Geza, Ladislau foi teu conselheiro mais influente. Geza faleceu em 1077 e seus seguidores proclamaram rei Ladislau.

Salomão lhe resistiu, com a socorro do rei Henrique IV da Alemanha. Ladislau apoiou os adversários de Henrique IV, ao longo da dúvida das investiduras. Em 1081, Salomão abdicou e reconheceu o reinado de Ladislau, contudo conspirou para recuperar a Coroa e Ladislau mandou a sua detenção. O rei patrocinou a canonização dos santos húngaros (entre eles, seus parentes distantes, o rei Estêvão I e seu filho, o duque Emerico) em 1085. Libertou a Salomão ao longo da solenidade de canonização. No meio de uma série de batalhas civis, o intuito principal de Ladislau foi a restauração da segurança pública. Introduziu uma legislação mais enérgica que punia aqueles que violavam os direitos de propriedade com morte ou mutilação.

  • 1 Âmbito acadêmico
  • 92′ Vai entrar Djourou por Ramsey. Medo!!! Wenger prefere amarrar o empate
  • Dominguez: “Não me troca por outros materiais”
  • sem sensatez depois da convocação: “Paco está fazendo um trabalho magnífico”
  • Se tivesse uma rosa para cada vez que penso em ti, vou escoltar em um formoso rosal todo o tempo
  • 04:10ProgramaEspacios musicalesEmisión de videoclipes e peças musicais

Ocupou quase todo Croácia em 1091, o que marcou o início de um ciclo de expansão territorial pro reino medieval de Hungria. As vitórias de Ladislau sobre os pechenegues e cumano asseguraram as fronteiras orientais de seu reino por por volta de 150 anos. Sua ligação com a Santa Sé se deteriorou no decorrer dos últimos anos de teu reinado, já que os papas reivindicavam a Croácia como feudo, todavia Ladislau contrariou tuas pretensões. Foi canonizado em 27 de junho de 1192, o papa Celestino III.

As lendas descrevem-no como um rei-cavaleiro piedoso, “a encarnação do impecável húngaro da cavalaria”. É um santo popular pela Hungria e as nações vizinhas, onde conta com diversas igrejas dedicadas. Ladislao mazurkiewicz foi o segundo filho do futuro rei Bela I da Hungria e tua esposa Riquilda (ou Adelaide), filha do rei polaco, Mieszko II. Ladislau e teu irmão mais velho Geza nasceram na Polônia, onde Bela se havia assentado na década de 1030 após tua expulsão da Hungria. A “constituição física e espiritual de Ladislau testemunhou a vontade misericordiosa de Deus até mesmo no teu nascimento”, segundo a tua lenda do século XII.

O cronista quase contemporâneo “Galo Anônimo” escreveu que o Dinheiro foi “elaborado desde a infância na Polônia” e quase se tornou um “polaco em seus hábitos e a vida”. Recebeu um nome eslavo: “o Dinheiro”, a versão húngara do polonês Władysław/Włodzisław. A família de Ladislau retornou à Hungria em c. Seu tio, o rei André I da Hungria concedeu a Bela o chamado “ducado” que abrangia uma terceira divisão do reino. Bela tinha sido herdeiro de Andrés antes da coroação de Salomão. Em 1059 partiu pra Polónia e seus filhos o acompanharam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima