"Nada Impede Desejo" 2

“Nada Impede Desejo”

O apito do fax descontinuado, algumas vezes, a discussão com Javier Marías em teu apartamento, em Madrid. Em alguns jornais britânicos, prontamente põem de fundo o som de máquinas de escrever, escrevendo para mobilizar seus editores. Dá a impressão de que proliferam as bobagens por toda a parte. Outro dia vi em Barcelona, que faziam uma corrida que atravessa os túneis do metro.

Ou aqueles que se deitam num balde de água gelada em meio universo. Bom, todas estas são inofensivas e bienintencionadas, entretanto existem outras. Você não necessita de motivação extra? Você não teve crises criativas? Passei anos em branco, mas de uma maneira normal. Quando termino uma novela, passa com facilidade de um ano, sem que comece nenhuma outra. Também não possuo tantas ideias… Há escritores que sim, Mario Vargas Llosa e Arturo Pérez-Reverte me falam de histórias fervilhando em seu guarda-roupa e pedindo passagem.

Me fornece inveja que tenham tantas idéias pela reserva. Nada. De fato, a todo o momento duvido que irá fazer outra novela, me parece impossível. Há que aguardar que surja algo que inquiete de verdade, que te dê as suficientes desejo de entrar em funcionamento. Nunca ponho-me a escrever por escrever.

Não eu digo: venha, me toque outra, que imediatamente passaram 2 anos desde a última. Não me considero um escritor profissional. Se qualquer coisa vem, bem, e se não, o que ele vai fazer. Assim começa o mal é a paixão sexual, do desejo. Você Forma um bloco com As paixões, tua novela anterior?

Alguns críticos estrangeiros têm apontado que As paixões precisa enxergar com questões de Todas as almas, que tem 25 anos de idade. Não são obsessões, exatamente, contudo sim focos que não me esgotaram em uma novela, nem em 2, nem ao menos em 3. Muitos escritores não é que façam a todo o momento a mesma novela, porém têm outras prioridades. Para mim, estes escritores que aspiram a que cada livro seja muito distinto… Eu, no momento em que leio a Faulkner, eu adoro que possa ser Faulkner.

  • Três Notas finais
  • Passada com um passo pra trás, 8 repetições com cada perna
  • 2 A Reconstrução Sindical
  • cinco O Contencioso Navarra-Espanha
  • Qual o esquema de cores utilizamos

E se García Márquez não é García Márquez, me incomoda. É um estágio em que ainda não há divórcio pela Espanha, há não muitos anos, 34. Isso levava a muitos casamentos que não agüentavam a conservar o núcleo familiar, o que, visto agora, é uma coisa muito estranha. O perdão, mais bem. Há um estágio em que um protagonista vem a narrar: não há justiça desinteressada, das pessoas que a exigem, geralmente, são aquelas que foram afectadas pelos crimes.

uma pessoa lhe custa muito mais perdoar qualquer coisa pequeno que o tenham feito que, em troca, um crime bárbaro que a ele não lhe tocou. Por que perdoam umas coisas e algumas não? Deve observar com a forma em que nos têm afetado, a nós, ao nosso pai ou o avô. Desta forma, em muitas coisas, chegamos em compromissos e em novas não. Há reflexões a respeito da alteração.

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