Daniel Perry precipitou-se no vazio da ponte Forth Road de Edimburgo. Havia caído nas garras de uma suposta jovem norte-americano que lhe intimidou com filtrar os seus comprometidas conversas pela web, aos seus pais e amigos. Exigiu-lhe uma quantidade de dinheiro que Perry nunca pagou. Uma hora após o período, o escocês de 17 anos não descobre mais saída que o suicídio como única e lamentável solução para o seu susto e, além de tudo, o pudor que lhe perseguia. O moço mantinha uma relação íntima por Skype com uma nova amiga que acreditava ser de tua mesma idade.
Nada mais distanciado da realidade. Tinha sido gravado no decorrer dos seus encontros virtuais por uma rede organizada, cujo objetivo era extorsionarle. O buscou auxílio no local incorreto. Este website de imediato tinha desligado os alarmes no momento em que outra jovem inglesa de quatrorze anos assim como tirou a existência depois de ganhar insultos e ameaças nessa plataforma, onde se podem trocar mensagens de forma anônima.
Esse anonimato supõe, propriamente, a impunidade para os predadores, pros “groomers”, como é popular para os adultos que molestam a menores pela web com intenções sexuais. Uma igreja que cresce exponencialmente, como adverte um novo estudo do Centro de Exploração de trabalho Infantil e Proteção Online (CEOP, na sigla em inglês) do Reino Unido. O CEOP enfatiza como os pirralhos britânicos tornaram-se o alvo de predadores sexuais, por causa de, em cinco das 12 linhas de investigação abertas, os criminosos estavam no Reino Unido.
Por duas dúvidas: o emprego de uma língua universal como o inglês, o que facilita a intercomunicação, e pelo motivo de a comunidade britânica é muito aberta e liberal. No entanto, “o coto de caça é a grau mundial. E o crescimento dessa prática bem como”, adverte Julián Millán, agente da Unidade de Investigação Tecnológica da Polícia Nacional. “O groomer podes estar pela Colômbia, Cazaquistão ou Londres”, insiste o pesquisador, e sua vítima pela outra ponta do planeta.
As argucias, truques e artimanhas de um adulto pra ganhar a segurança de um jovem são infinitas. E iguais em um estado e no outro. “Depois, 90% deles começa a erguer uma obra de engenharia social”, explica o agente Millán. Passa a ter os primeiros contactos com a tua vítima, em que se mostra simpático e amável. Continue obtendo infos da forma mais natural (tem animal de estimação? como se chama a tua avó? o que carro do seu pai). Qualquer uma das respostas podes ser a chave para obter a senha.
E tenta ocupar a confiança do guri com truques de o mais variado. Tendo como exemplo, oferecendo-lhe dinheiro para recarregar o smartphone. “Começam pedindo uma dança diante da webcam”Quando têm informação bastante, começa a ameaça. A começar por nesse lugar, a vítima está perdida, imediatamente podes chantajer e ameaçar destacar a seus pais.
O groomer a tem tão controlada que chega a fazer com que se masturbe ou continue relações com outro pequeno fechada numa câmera”, explica Willy Romero, fundador e diretor de Vícios digitais. “Cada vez exigem mais”, garante o agente Millán. E mantê-lo em segredo é o pior para a vítima, segundo estima Millán.”Os caras não têm e tentam resolvê-lo por si mesmos.
- configurá-Lo e construir as páginas necessárias
- cinco Pães sem glúten
- FOTOGALERIA Noivas Euro
- “Fortalecimento de Expressões Associativas da Sociedade Civil”
- valor: Normalmente decido antes que orçamento quero gastar
- Marina, José Antonio. Teoria Da Inteligência Criadora. (1993) Editorial Anagrama
É danoso. O assédio de um “groomer” pode conduzir ao suicídio do menino. Às vezes, alguns pais, se saberem, tentam corrigi-lo suprimiento e apagando tudo e até já dando dinheiro para o groomer. Mas o silêncio imortaliza o dano. Existem vídeos que são publicados pela web anos após ter gravado”, diz o agente.
Existem níveis de “groomers” e conseguem gastar diferentes estratégias: “Um dos ataques —prosseguiu Millán— é fazer-se atravessar na vítima nas mídias sociais. Assim, podes chantagear. Os “groomers” não têm um perfil estabelecido. São mais um entre todos. 90% são homens, entretanto não faltam as mulheres. Há os de 15 e 16 anos, pra mais de setenta. Você pode estar aposentados ou ser joalheiros, padeiros ou trabalhadores de um banco. E sempre estão em inúmeras redes, e com agendas muito espaçosos. Até de 250 meninas em cada rede.
Chegou à término ao lado de sua mãe Pilarita, que se tornou terceira colocada. No decorrer do big Brother 11, fez um intercâmbio com Grande Fratello dez (Itália) com Gerardo. Em 2011, entrou perto com seu companheiro de edição Gerardo Prager, para o Reencontro: Dez anos depois, mas o abandonou e ela foi expulsa por concorrer sem par. Laura Campos (são josé dos campos, dezessete de janeiro de 1984) foi a vencedora do big Brother 12. A edição mais velha do modelo e a casa maior de todas as edições. A madrilenha era analista de peças de aeronáutica, operador industrial) e delegada sindical de seu quadro de pessoal, no momento em que entrou no reality do Sbt.