“) é a ciência que se dedica ao cuidado e atendimento de doentes e feridos, como esta de outras tarefas de assistência de saúde, seguindo diretrizes clínicas. A enfermagem faz porção das conhecidas como ciências da saúde. A enfermagem compreende a atenção autónoma e em colaboração dispensada a pessoas de todas as idades, famílias, grupos e comunidades, doentes ou não, e em todas as circunstâncias.
Compreende a promoção da saúde, precaução de doenças e a atenção dispensada aos doentes, deficientes e pessoas em circunstância terminal. A Associação norte-Americana de Enfermagem declara desde 1987, em um documento denominado “Nursing: A Social Policy Statement”, a enfermagem como: “O diagnóstico e tratamento das respostas humanas diante de dificuldades de saúde reais ou potenciais”. A primeira Teoria de enfermagem nasce com Florence Nightingale, a partir daí, surgem novos modelos, cada um dos quais traz uma filosofia de entender a enfermagem e o cuidado. Todos os enfermeiros graduados ou graduados estão capacitados pra fazer as funções de enfermagem assistencial, administrativa, docente e pesquisadora.
- Conduzir a educação necessária
- Frases motivadoras, recorre às imagens com texto e chamadas de ação
- Insira infografias em seus tweets
- Menos selfies e mais imagens com amigos
- Campus “- município – ” a instituição de ensino de ensino Médio
- Controle de armamentos
há Também a figura do chamado enfermeiro supervisor, cuja função é vigiar e organizar o ambiente de trabalho e ambiente físico de serviço de todos os profissionais que existem na unidade a seu cargo. Os enfermeiros têm funções independentes (as relativas ao cuidado) e dependentes ou delegadas pelo médico (administração de medicação, curativos especiais e técnicas invasivas). A profissão de enfermagem tem recebido diferentes nomenclaturas no decorrer de tua história em Portugal.
Há anos, se conheciam como praticantes. Após a fabricação de escolas para a geração de assistentes técnicos de saúde, entre os anos 1950 e 1970, foi cunhado o termo ATS (Assistente Técnico de Saúde). Em 1977, foram formadas as Escolas superiores de Enfermagem, onde se formam os profissionais com um diploma de licenciado, e passam a denominar-se D. U. E.
Por outro lado, os enfermeiros auxiliares são populares como técnicos em cuidados auxiliares de enfermagem, técnicos e auxiliares de enfermagem ou auxiliares de enfermagem, recebem o título depois de 2 cursos acadêmicos de preparação —não universitários. Têm formação profissional de grau médio. Na década de 1960, aparecem os primeiros auxiliares de clínica, sem formação acadêmica alguma exigida.
Sob a dependência funcional e a supervisão dos A. T. S. No ano de 1975, inicia-se a formação profissional do colaborar de clínica com a posta em marcha do Título de Formação Profissional, Ramo de Saúde (FP I). No ano de 1984, se inclui a exigência do título de FP, Ramo de Saúde (FP I) a todos os trabalhadores auxiliares de clínica que pretendam trabalhar em organizações de saúde da Segurança Social. No ano de 1990, a Lei Orgânica de Ordenação Geral do Sistema Educativo (LOGSE) produz transformações essenciais no ensino regular da FP em Portugal.
Através dos Decretos 546/1995 e 558/1995 determina o currículo formativo e a nova denominação do título profissional denominado Técnico em Cuidados Auxiliares de Enfermagem. A enfermagem, ao entender a biologia, a psicologia e a socioantropología do ser humano, tem a sua persistência diversas e imensas especialidades. Enfermagem tem especialidades exclusivas pra profissionais de enfermagem, e tem bem como acessíveis algumas especialidades, de feitio interdisciplinar. Florence Nightingale, considerada a mãe da enfermagem moderna, orientou os cuidados de enfermagem pro controle do local para simplificar a recuperação dos doentes.
Mariana Cope, freira franciscana, que abriu e dirigiu alguns dos primeiros hospitais gerais, nos EUA, instituiu padrões de limpeza que influenciaram o desenvolvimento do moderno sistema hospitalar norte-americano. Virgínia Henderson, autora do paradigma conceitual com base em quatrorze necessidades básicas da pessoa. Dorothea Orem, autora da suposição geral do déficit de auto-cuidado.