Você Subirá O Populismo Sui Generis De Potami? 2

Você Subirá O Populismo Sui Generis De Potami?

Durante meio século, Drosoupolis teve um dos aterros ao ar livre mais grandes da Grécia. A editora, que conta com quase quatro milhões de habitantes, é a localidade mais populosa e influente do povo: inclui Atenas, o Pireu, e muitas ilhas. O cargo de prefeito da Ática, que nesta ocasião ocupa Rena Dourou, equivaleria ao de um presidente autonómico de Espanha. E sendo assim Syriza ofrendó o triunfo de seu primeiro Governo em um humilde centro de fitness.

A batalha greco-romana, era a metáfora. O popular bairro de Drosoupolis, o assunto notável para celebrar o Rena conseguiu o 50,8% dos votos. Rena não é apenas a governadora da Ática. É amiga pessoal de Alexis Tsipras, líder da Syriza. Estiveram juntos em os protestos antiglobalização de Gênova, em 2001. Acabam de viajar pro Texas, para suavizar a imagem ‘pacto’ de formação.

Costuma negar, isso sim, as tuas aspirações em um possível Governo de Tsipras. Seu laboratório -e o Syriza – é Ática. “É muito simbólico, até recentemente era um bastião da direita ou dos socialistas”, oferece António Vasilopoulou, uma das assessoras do Governo Ática e militante do Syriza. A Ática é mais do que Ática: é a ante-sala do possível primeiro governo antiausteridad da Europa. Syriza neste instante havia se tornado as eleições europeias, o partido mais votado da Grécia, com um 26,5% dos votos. Simultaneamente às europeias, foram realizadas eleições locais.

O terremoto político foi traduzido em uma trilha de Governos pra Syriza e outros partidos pequenos. A criação, e também Ática, conquistou o Governo das Ilhas Jônicas, nove municípios do cinturão metropolitano de Atenas (Chalandri, Filadélfia, Vironas, Ag. Outros menores partidos também se beneficiaram do colapso do bipartidarismo de Nova Democracia e do Pasok.

O Partido Comunista (KKE) conquistou a prefeitura de Patras, a quarta cidade grega. E um inconfundível frente cidadão (Allazoume Tin Poli) foi galardoado com o Governo de Agios Dimitrios, um subúrbio do sul de Atenas. As europeias também confirmaram outro fenômeno político: o crescimento do partido Potami. Fundado por uma estrela mediática Stavros Theodorakis, Potami jogue a nova política, com uma posição ambígua que apela a toda a cidadania.

  • 9, nove de abril
  • Os cirurgiões são criminosos
  • Universidade do Século XXI (UNISO)
  • Observar os alunos tendo em conta as ocorrências familiares transcendentes pra eles

entretanto, os movimentos sociais recelan de Potami. “É neoliberal, progre e direita ao mesmo tempo. É o jogo hipster dos boêmios com dinheiro ou os adolescentes empreendedores. Se importam com a corrupção e o nepotismo, como os imigrantes e os sem teto”, afirma a ativista Tina V. A criação, não apenas de militantes de base e ligações com os territórios, não se apresentou às eleições locais.

“A história neoliberal está completamente quebrada na Grécia. Vivemos em o ponto de mutação”. A frase da pronuncie Mihail Panagiotakis, um dos responsáveis pelas estratégias digitais de Syriza, no terraço do bairro de Psiri, em atenas. Ao seu lado Theodora Kotsaka, do Instituto Nikos Pulantzas de Educação Política de Syriza, arredonda a situação: “nós Tentamos modificar a lógica da esquerda de ter a todo o momento ao Estado no centro. Estamos iniciando a discutir sobre isto os bens comuns e o procomún.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima